Meio Ambiente

Virada Sustentável em SÃO PAULO tem mais de 500 atividades sábado(25) e domingo(26)

Por: Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil 

A 8ª edição da Virada Sustentável em São Paulo termina amanha (26), com uma programação que busca dar visibilidade aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mais de 500 atividades gratuitas se espalharam pela cidade desde a última quinta-feira (23), apresentando iniciativas que trabalham com temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde. Hoje (25), um dos destaques da programação é o show da cantora Elza Soares com a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, no Parque Ibirapuera.

O evento em São Paulo promove a agenda de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe “definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares”. O objetivo é orientar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos com o intuito de acabar “com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas” até 2030. A realização é do Ministério da Cultura, da Prefeitura de São Paulo e em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Programação

Além dos shows no início da noite de hoje, o Parque Ibirapuera abrigará extensa programação ao longo deste sábado. A partir das 11h, a Banda Estralo abre a programação infantil, seguida pela Orquestra Praticatatum às 14h. Após o show de Elza Soares, às 20h, será apresentado o documentário Chega de Fiu Fiu, com a presença das diretoras Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. Localizados no Ibirapuera, o Museu Afro Brasil e o Planetário também serão palco de programação ao longo do dia. A Serraria, por sua vez, recebe atividade de bem-estar e saúde.

Feira de Trocas com base na economia solidária, Boutique Sustentável com a transformação de peças do guarda-roupa, oficinas com troncos de árvores reaproveitados da natureza são algumas das atividades a serem realizadas no parque. No domingo (26), o palco principal recebe atrações como o cantor Chico Salem, às 11h, além da Palhaça Rubra, que se apresenta com os grupos Tiquequê, Triii e Trupe Pé de Histórias. Às 18h, fechando a programação da Virada Sustentável, o Pic Nic Lounge promove intervenções artísticas e trilha sonora suave.

O corredor cultural da Avenida Paulista também receberá programação do evento, com atividades na Japan House, no Parque Mario Covas, no Instituto Moreira Sales (IMS) e no Sesc. Exposições, oficinas e performances interativas incentivam os participantes e explorarem diferentes visões de mundo. No Parque Augusta, área onde seriam construídos prédios e que foi reivindicada por moradores da região para construção de um parque, será promovido o Pic Nic da Augusta, com show do maestro João Carlos Martins e Jovens Talentosos.

A programação completa da Virada Sustentável pode ser conferida no site do evento.

Edição: Sabrina Craide

Imagens: Divulgação

Mais em: EBC Agência Brasil e Virada Sustentável

Mais Acessadas

Início