Pesquisa

VINHEDO lidera rankings de Tecnologia e Inovação e de Governança entre cidades brasileiras de 50 a 100 mil habitantes

No índice geral do Connected Smart Cities, com o mapeamento de mais de 500 municípios, Vinhedo avançou 7 posições em 2018 e agora é o 32º melhor colocado do Brasil; era 39º em 2017 e 100º em 2016.

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Vinhedo seguem colocando o município em destaque nacional em diversos índices importantes. É o caso do Ranking da Urban Systems, denominado Connected Smart Cities, divulgado na terça-feira, dia 5, que avalia diversos indicadores municipais, sendo que em dois deles – Tecnologia e Inovação e em Governança -, ambos para cidades de 50 a 100 mil habitantes, Vinhedo é a 1ª colocada do Brasil.

“Esse resultado coroa as ações que temos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, como o projeto de Cidade Digital, considerado um modelo no Brasil e que traz tantas facilidades para os moradores de Vinhedo, e também os investimentos em Transparência, com a criação de canais participativos e valorização dos conselhos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Ao todo, o Ranking Connected Smart Cities avalia indicadores de 11 setores que, além de Tecnologia e Inovação e de Governança, são os seguintes: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Economia, Educação, Saúde, Segurança e Empreendedorismo, que são subdivididos em 70 indicadores.

No item Tecnologia e Inovação, que Vinhedo aparece em 1º lugar, são avaliados fatores como extensão de fibra ótica, velocidade e conexões à Internet, patentes, bolsas CNPQ, entre outros indicadores. Em Governança, também liderado por Vinhedo, são avaliados fatores como investimento em Transparência e Lei de Acesso a Informação, escolaridade do prefeito, canais participativos – valorização dos conselhos municipais, e investimentos em Emprego e Renda, Educação e Saúde.

As análises ocorrem em três recortes: cidades de 50 a 100 mil habitantes; de 100 mil a 500 mil; e acima de 500 mil. Foram englobadas mais de 500 cidades. No ranking geral, envolvendo todas as faixas populacionais e índices, Vinhedo avançou para a 32ª posição em 2018, sendo que era 39ª em 2017 e 100ª em 2016.

O ranking Connected Smart Cities foi criado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Com 19 anos de atuação, a Urban Systems é uma empresa de inteligência de mercado e soluções de desenvolvimento e oferece soluções estratégicas e competitivas que apoiam o processo decisório e o planejamento de projetos de base imobiliária, com a utilização de ferramentas de geoprocessamento, marketing e urbanismo.

Imagens: Divulgação

Mais em: Vinhedo e Connected Smart Cities

Mais Acessadas

Início