Música

Sinfônica de CAMPINAS abre para o público apresentação da série Concertos Didáticos

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas(OSMC) dá continuidade a série dos Concertos Didáticos em 2019 com uma apresentação no dia 16 de fevereiro, sábado, às 10h, no Castro Mendes. Esse concerto será aberto para o público e terá entrada franca. Os Concertos Didáticos fazem parte de um projeto elaborado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, junto com a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação, para inserir os alunos da rede municipal de Educação e instituições não governamentais na produção dos bens culturais e artísticos da cidade. A regência desta série de concertos será do maestro Igor L. Maia.

Este programa além de fomentar e formar novos ouvintes, proporciona acesso aos novo timbres e sons produzidos por uma orquestra e também porque cultura, arte e educação andam juntas e é uma forma para que as crianças, adultos e idosos, com ou sem deficiência, conheçam outros estilos e formas musicais e desenvolvam novas emoções e um novo repertório musical. O ator convidado para interpretar e interagir com a plateia é Valdo Matos. O roteiro e supervisão fica por conta de Wellington Nogueira.

Nesta série de concertos, o maestro e os músicos vão interagir com a plateia, falando sobre as obras, autores e instrumentos musicais que fazem parte de uma orquestra. Todas as obras apresentadas são de conhecimento do grande público.

Igor L. Maia – Regente

Nascido em Campinas, Igor Maia é compositor e regente. Ele é doutor em composição musical pelo King’s College London. Foi orientado por Silvina Milstein e George Benjamin. É bacharel em composição musical pelo Conservatório Real de Haia (Holanda) e mestre em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participou de festivais e cursos com compositores como Isabel Mundry, Brian Ferneyhough, Martin Matalon, Toshio Hosokawa, Jukka Tiensuu, entre outros.

Como compositor sua música tem sido tocada em diversos concertos e festivais na Europa, Américas e Japão por orquestras e grupos, como Orquestra Sinfônica de Bournemouth, Orquestra Sinfônica de Campinas, Ensemble Boswil, Ensemble Reconsil, Ensemble Linea, Lontano, Modelo 62 e Orquestra de Câmera Avanti!. Recebeu importantes prêmios no Brasil e exterior, como o Prêmio Funarte de Composição Clássica em 2016 e 2010, 2º Prêmio do Concurso Internacional de Composição Pablo Casals (França), Prêmio do II Concurso Nacional Música Hoje, Prêmio BMI de Compositores Estudantes (EUA). Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica do King’s College London durante o ano de 2017 e regente associado do Goodensemble (Londres) de outubro de 2016 até dezembro de 2017. Como regente ele atuou na Alemanha, Brasil, Espanha, Holanda e Grã-Bretanha.

Valdo Matos Ator / Clown

Clown, e titeriteiro. Iniciou suas atividades no teatro no ano de 1979, e participou de diversos trabalhos como ator, produtor e diretor de espetáculos teatrais,utilizando técnicas diversificadas da linguagem cênica.

Em 1987, Valdo Matos recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Teatro Infantil realizado pelo Sesc-Campinas em parceria com o Jornal Correio Popular. Em 1990, durante a participação do ator no 4º Festival Universitário de Teatro de Blumenau, Valdo Matos foi indicado para o prêmio de melhor ator com o espetáculo Zum ou Zois de Josê Mauro Padovani e Carlos Meceni. Em 1999, após ter participado de alguns festivais de teatro na Europa com o espetáculo Caramel Clown, recebeu o prêmio especial do juri no Feteming (Festival de Teatro de Minas Gerais), com o mesmo espetáculo.

SERVIÇO:

Concertos Didáticos 2019

Dias: 13, 14, 15,16, 19, 20, 21, 22 , 27 e 28 de fevereiro de 2019

Local: Teatro Castro Mendes

Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP

Programa:

Adail Fernandes: “Dominó sinfónico”

Apito, pratos, prato suspenso, triangulo, xilofone, gran cassa, snare drum, glockenspiel, chimes, wood block.

Imagem: Divulgação – Concerto deste sábado, 16 de fevereiro, será às 10h, no Castro Mendes – Foto: Carlos Bassan.

Mais em: Campinas

Mais Acessadas

Início