Cultura

SANTA BÁRBARA D’OESTE: Estação Cultura Abre Inscrições para Oficina de Bordados

Estação Cultural oferece oficina livre de introdução às técnicas básicas de bordado manual.

A Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para mais uma de suas Oficinas Livres. Desta vez o foco será a introdução às técnicas básicas de bordado manual. A “Oficina de Bordado”, da artesã e voluntária Marlene Bizetto, é gratuita e as vagas são limitadas a 15 participantes. Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia.

Gratuito, os encontros, com início previsto para o dia 20 de fevereiro, serão às terças-feiras, das 19h às 21h, ou às sextas-feiras, das 14h às 17h. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site da Estação Cultural, através do link www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural, ou pelos telefones (19) 3455-4833 e (19) 3455-4830.

Que tal expor seus trabalhos manuais na primeira edição de 2018 da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia”?

A primeira edição de 2018 da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece, nos dias 10 e 11 março, na Estação Cultural da Fundação Romi em Santa Bárbara d´Oeste. O evento, que marca sua oitava edição, vem se constituindo como importante mecanismo de exposição e comercialização de artigos e alimentos artesanais, tanto de produtores manuais do município quanto de cidades do entorno.

Os artesãos interessados em participarem da “8ª Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” podem, a partir de 22 de janeiro, acessarem o Edital EC0003/2018 – CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS PARA A 8ª EDIÇÃO DA ESTAÇÃO ARTESANAL DE 2018 publicado na página Editais, no portal da Fundação Romi, através do link http://www.fundacaoromi.org.br/editais.

O Edital EC0003/2018 é direcionado aos expositores que trabalham com cerâmicas, serigrafia artesanal, bolsas, joias, bijuterias e acessórios em acrílico, couro, metal, madeira e pedrarias. Cosméticos a base de ervas, flores e frutas. Objetos decorativos, mobiliário e utensílios domésticos. Instrumentos musicais, e também, chocolates, bolos, doces, conservas e tantas outras formas de expressão artesanal. Não serão aceitos objetos de revenda ou produzidos industrialmente, seriados ou em grande escala – os objetos tem que ser manufaturados e de produção própria do artesão inscrito.

A inscrição deve ser realizada diretamente no site da Estação Cultural, na página Ficha de Inscrição, através do link http://www.fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/, ou diretamente na sede administrativa, entre os dias 22 de janeiro e 19 de fevereiro de 2018. “É importante que o artesão interessado leia e compreenda o Edital antes de efetivar sua inscrição. Não serão aceitas inscrições sem o correto preenchimento da ficha, sem os devidos anexos e sem as informações adicionais a respeito dos trabalhos manuais produzidos pelo candidato”, ressalta a Assistente Cultural da Estação Cultural da Fundação Romi, Rosana de Abreu Lopes.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou (19) 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Dentre suas ações está a manutenção do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Fundamental II, com atendimento integral de 300 adolescentes. Além disso, promove, através de seu Centro de Documentação Histórica, o projeto de Educação Patrimonial que atende mais de 8 mil crianças, da rede municipal do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania, e o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Não bastasse isso, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, a Estação Cultural atende mais de 10 mil pessoas por meio de projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir um maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Imagens: Divulgação

Mais em: Fundação ROMI

Mais Acessadas

Início