Fotografia

Projeto @sbocity

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo digital, a qual permite seus usuários compartilharem fotos e vídeos em tempo real com seus seguidores. Uma ferramenta base para o projeto sem fins lucrativos: “@SBOcity”, criado e administrado por Samuel Damaceno, tem como objetivo divulgar história e as belezas de sua cidade natal Santa Bárbara d’oeste, município pertencente a região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo.
Santa Bárbara d’oeste é considerada a 9ª melhor cidade de porte médio para se viver no país, segundo a pesquisa realizada pela Editora Três e Austin Rating (empresa de classificação de risco do Brasil), o qual foi divulgado pela revista Isto É.
Berço do nadador César Cielo, também conhecida como Pérola Açucareira e Terra da Amizade, foi a primeira e talvez a única cidade a ser fundada por uma mulher no Brasil. Em 1818, Margarida da Graça Martins doou suas terras para construção de uma igreja em homenagem à Padroeira Santa Bárbara. Ainda no século XIX, o município recebeu uma grande influência italiana e também norte americana por conta dos imigrantes que fugiam da Guerra confederada dos Estados Unidos, desenvolvendo a cidade e transcendendo costumes culturais, como artesanato, culinária e agricultura, os quais ainda são presentes em festas, pontos turísticos e eventos em geral.
O município é considerado o berço do automobilismo brasileiro, em 1956, as indústrias Romi S.A em parceria com a italiana Isetta, começaram a primeira fabricação em massa de um veículo em território nacional, a Romi-Isetta.
O projeto “SBOcity” foi criado em 05 de agosto de 2016, e até o presente momento, houve mais de 400 publicações e cerca de três mil seguidores. A ideia de sua criação surgiu com a necessidade de reunir as fotos e vídeos de fotógrafos locais em prol de alcançar um público maior, visando a divulgação de seus trabalhos, da interessante história e as belas paisagens da cidade.
Para que as fotos ou vídeos sejam compartilhadas no IG, seus autores devem utilizar a Hashtag “sborepost” na legenda, ou basta enviar o arquivo através da ferramenta “Direct”. Para firmar os direitos autorais, todas as publicações de “@sbocity” possuem em suas legendas o link do IG do autor ou seu nome.

Saiba mais na Revista RMC edição de 1ºSemestre/2017.

Mais Acessadas

Início