Cinema

Programação especial Cultura oriental começa nesta quarta-feira(5) no Instituto CPFL com sessões de cinema e Café Filosófico

O Instituto CPFL dá início, nesta quarta-feira, 05/09, à programação especial de setembro sobre Cultura Oriental. Ao longo do mês serão realizados quatro debates do Café Filosófico CPFL, 16 sessões de cinema e um concerto de música contemporânea. As atividades acontecem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, com entrada gratuita. Os debates do Café Filosófico são transmitidos ao vivo pelo site (institutocpfl.org.br/aovivo) e pela página do Instituto CPFL no Facebook (facebook.com/institutocpfl/​).

A programação especial começa na quarta-feira, 05/09, às 17h, com a exibição do filme “China Vista do Céu”, um documentário que mostra, em dois episódios, as visões de uma China tradicional e outra contemporânea. (Confira o trailer: https://bit.ly/2wEfrEC)

No mesmo dia, às 19h, o público confere o longa “A Canção da Fênix”, de Wu Tianming (https://bit.ly/2LIknxv).

Os filmes fazem parte da Mostra de Cinema Chinês, um panorama inédito da cinematografia chinesa das décadas de 1960 a 2010. A programação tem o apoio do Instituto Confúcio de Campinas e a curadoria de Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho.

Café Filosófico CPFL. Também na quarta-feira, 05/09, às 19h, tem início a série “Ocidente e oriente em diálogo”, com dois dos mais renomados filósofos brasileiros. No encontro, que terá transmissão online ao vivo, Antonio Florentino Neto, curador do módulo, e Oswaldo Giacoia Jr, discutem as proximidades e distâncias entre as duas culturas.

Temas como razão e religião na Índia, economia chinesa, budismo e modernidade no século 21 serão abordados por especialistas ao longo do mês.

Já no dia 22/09, às 20h, o Duo Portinari, que tem Peter Pas na viola e Soledad Yaya, na harpa, apresenta o concerto “Paixão pela natureza”. O concerto, com entrada gratuita, mostra como a música moderna chinesa mantém a milenar tradição de evocar climas e sentimentos, com alusões ao campo e melodias inspiradas no riquíssimo folclore chinês.

“Um mundo de fronteiras cada vez mais próximas nos possibilita conhecer e conviver com diferentes culturas e encontrar, nesse convívio, traços que nos unem e nos aproximam. Essa programação especial sobre cultura oriental tem como objetivo ampliar o olhar do público para a riqueza da diversidade em um mundo onde todos nós podemos conviver e aprender um pouco mais a cada dia”, diz Mário Mazzilli, diretor-presidente do Instituto CPFL.

Plataforma de investimento social do Grupo CPFL, o Instituto CPFL  completa 15 anos de atividades em 2018 levando arte, esporte e ação social a mais de 100 cidades de seis estados do Brasil.

Imagem: Divulgação

Mais e a programação completa pode ser conferida no site http://www.institutocpfl.org.br/agenda/ 

Mais Acessadas

Início