Nova Odessa

O núcleo colonial de Nova Odessa, criado em 24 de maio de 1905 pelo governador da Província, Jorge Tibiriçá Piratininga, é considerado o marco da fundação do município. Foi estabelecido nas terras da Fazenda Pombal, adquirida pelo governo do Estado a fim de acomodar os imigrantes, na maioria letões, que haviam chegado à região por volta de 1898. O núcleo recebeu, inicialmente, um grande número de judeus russos, já que, entre 1905 e 1906, o governo russo implementava uma política de incentivo à emigração de pessoas de origem judaica.

Em 30 de novembro de 1938, foi elevado a distrito do município de Americana, obtendo sua emancipação político-administrativa em 31 de dezembro de 1958.

Gestão Cultural e Patrimônio

O órgão responsável pela gestão cultural em Nova Odessaé a Coordenadoria de Cultura e Turismo. Entre os bens de interesse turístico-cultural do município, destacam-se a Primeira Igreja Batista de Fazenda Velha, construída em 1907 no núcleo e que abrigou imigrantes letos que chegaram ao município para colonização, e o prédio da Estação Ferroviária, do início do século XX.

Fonte: www.portalculturarmc.agemcamp.sp.gov.br

Início