Evento

Museu da Imigração celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Museu da Imigração celebrará os 110 anos da imigração japonesa no Brasil com uma programação especial no dia 18/6, das 17h às 21h. Nessa data histórica, em 1908, 781 imigrantes japoneses chegaram ao porto de Santos a bordo do navio Kasato Maru e se abrigaram na Hospedaria de Imigrantes do Brás (hoje sede do Museu) até serem conduzidos aos seus postos de trabalho. Iniciavam, assim, a contribuição japonesa para o desenvolvimento do país.

Em homenagem a esse dia tão representativo, o Museu da Imigração, localizado no complexo que recebeu cerca de 85 mil imigrantes japoneses, abrirá na segunda-feira (18), exclusivamente no horário do evento, para a exibição de “Gaijin – Ama-me como sou” (2005), dirigido por Tizuka Yamasaki, uma das cineastas mais importantes do Brasil. O longa-metragem apresenta a história das gerações de mulheres descendentes de Titoe, a imigrante japonesa que protagonizou “Gaijin – Os Caminhos da Liberdade” (1980), o primeiro da sequência. “Gaijin – Ama-me como sou” foi premiado como melhor filme, melhor direção, melhor atriz coadjuvante e melhor música no Festival de Gramado de 2005.

A programação começará com uma recepção aos participantes e visita às exposições da instituição, às 17h. No jardim do MI, o público poderá prestigiar uma apresentação musical, às 18h. A exibição ao ar livre da obra de Tizuka será no mesmo local e está marcada para as 19h.

Ao término do filme, diretora, produtores e convidados realizarão uma conversa sobre a temática, às 21h00. Os interessados em participar dessa comemoração devem enviar e-mail para m.souto@museudaimigracao.org.br. As vagas são limitadas e gratuitas.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Brás, São Paulo – SP, 03164-300

Telefone: 11.2692.1866  museudaimigracao@museudaimigracao.org.br

Imagem: Divulgação

Mais em: Secretaria de Cultura do Estado de SP

Mais Acessadas

Início