Cinema

MOSTRA CINEMA E REFLEXÃO TRAZ OBRA DO FRANCÊS PHILIPPE GARREL PREMIADA NO FESTIVAL DE CANNES

Cultuado cineasta é considerado herdeiro do movimento da Nouvelle Vague.

Filme mais recente de Philippe Garrel, considerado um herdeiro da Nouvelle Vague, “Amante por Um Dia” (“L’Amant d’Un Jour”, França, 2017, 76 min, 14 anos) será exibido na Mostra Cinema e Reflexão do Cine CPFL nos dias 23 e 24/05, quarta e quinta-feira. As projeções acontecem às 19h na Sala Umuarama do Instituto CPFL, com entrada franca.

Com 34 filmes dirigidos – e premiações em festivais como Cannes e Veneza, entre outros festivais –,  Philippe Garrel é pai do famoso ator Louis Garrel (de “Os Sonhadores”).

Com fotografia em preto e branco e a atuação das duas atrizes principais, a estreante Louise Chevillote e a filha do diretor, Esther Garrel, “Amante por Um Dia” é uma das mais elogiadas obras do cineasta.

O enredo acompanha Jeanne, uma jovem de 23 anos que acaba de terminar um intenso relacionamento amoroso e vai viver com o seu pai, um professor de filosofia divorciado. Sem ela saber, ele tem uma nova namorada que vive com ele, Arianne, uma estudante que tem a mesma idade que Jeanne. As duas jovens acabam por construir uma cumplicidade, à medida que Jeanne tenta superar a dor do seu desgosto amoroso e a namorada de seu pai vai testando os limites da fidelidade e do investimento emocional da perspectiva de uma jovem que busca o autoconhecimento, o amor e experiências.

A maneira com que as personagens de “Amante por Um Dia” encontram para superar suas prisões existenciais se dá através da intensidade com que vivem à noite.

A produção foi vencedora do prêmio SACD (Sociedade dos Autores) na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Curiosamente, este é o segundo longa do diretor a entrar em cartaz recentemente no circuito comercial brasileiro: neste mês de maio, algumas salas paulistanas estão projetando “À Sombra de Duas Mulheres”, realizado em 2015.

A mostra Cinema e Reflexão tem curadoria de Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho. O Instituto CPFL fica à rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas. A Sala Umuarama abre ao público a partir das 18h.

Imagens: Divulgação

Mais em: Instituto CPFL

 

Mais Acessadas

Início