Educação

MOODLE: SISTEMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Núcleo de Educação Integrada adota Moodle para otimizar a autonomia e a gestão do aprendizado pelos próprios alunos.

“Trabalho com o Moodle desde 2005 e, tenho a plena convicção de que o sistema representa um grande avanço quando o assunto é autonomia e gestão do aprendizado. Hoje, todas as escolas e universidades de ponta no Brasil utilizam a plataforma. No exterior, tal como a Harvard University e o MIT – Massachusetts Institute of Technology, há grandes organizações de ensino também utilizando o Moodle como suporte ao ensino. Além da capilaridade possibilitada pela dinamicidade do ambiente online, como apoio ao ensino presencial sua potencialidade é imensa. Tenho certeza que enriquecerá e muito nosso trabalho no NEI” é o que afirma a Diretora do Núcleo de Educação Integrada, Ericka Vitta.

O Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizado gratuito e de código aberto, distribuído sob a Licença de Software Livre (GNU GPL), ele foi desenvolvido com base em princípios pedagógicos. Sua plataforma é usada para possibilitar a autonomia da aprendizagem combinando sala de aula invertida, e-learning e b-learning.

Em constante aprimoramento, a filosofia do Moodle é fundamentada na Psicologia da Aprendizagem, de Lev Vygotsky, ou seja, a plataforma adota a tese de que o conhecimento é uma construção social fruto da interação entre sujeitos. Assim como para Vygotsky, com foco na interação e construção colaborativa de conteúdo e sua contínua evolução, a adoção do Moodle para o Núcleo de Educação Integrada era inevitável, haja vista que, tal tese, em muito, dialoga com a metodologia de ensino da escola. “Acreditamos que toda a construção do conhecimento se origina através das relações entre as pessoas, as coisas e as não-coisas. Estamos convictos de que o conhecimento é uma produção social”, pontua Ericka.

Inteligível, a plataforma oportuniza, aos nativos da era digital, uma permeabilidade muito tranquila. Os alunos, sobretudo os mais jovens, em minutos já dominam as formas e meios de interatividade com os espaços, salas virtuais e conteúdos. Os educadores, principalmente os mais velhos, ainda que imigrantes frente à tecnologia digital, não se deparam com qualquer transtorno decorrente do uso da plataforma Moodle. Sua navegabilidade é intuitiva, graças ao desenvolvimento colaborativo e à sua ampla gama de recursos.

“O fato é que a evolução dos meios e formas de otimizar a aprendizagem é inevitável. Métodos tradicionais, salas engessadas, apostilas, carteiras e lousas já não suprem as necessidades, nem do mercado, nem do meio, tampouco dos alunos. A adoção de tecnologias para facilitar o aprendizado e melhorar o desempenho criando, usando e gerenciando processos e recursos tecnológicos apropriados à produção de conteúdo, construção do conhecimento e aprimoramento ético é uma onda em plena rebentação. Há os que irão surfar e os que irão se chocar. Estamos, aqui no Núcleo de Educação Integrada, preparando as próximas gerações para buscarem e fruírem o que há de melhor”, conclui a Diretora do NEI.

Sobre o NEI

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Ensino Fundamental II cujo sistema de ensino, próprio e inovador, faz do aluno agente ativo de seu próprio conhecimento e formação para a vida. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as áreas do conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma metodologia problematizadora, as crianças, os adolescentes e os jovens são instigados à pesquisa e a resolução de provocações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.  www.educacaoquetransforma.org.br

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Dentre suas ações está a manutenção do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, com atendimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Promove, através de seu Centro de Documentação Histórica, o projeto de Educação Patrimonial que atende mais de oito mil crianças, da rede municipal do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania, e o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Não bastasse isso, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, a Estação Cultural atende mais de 10 mil pessoas através de projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir um maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Imagem: Divulgação

Mais em: Fundação ROMI

Mais Acessadas

Início