Esportes

Federação Internacional de Basquete escolhe CAMPINAS para novo programa

Campinas será a primeira cidade do Brasil a sediar o Programa de Desenvolvimento de Jovens Talentos para a América Latina da Federação Internacional de Basketball nas Américas (FIBA Américas). O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Dario Saadi, que participou do lançamento do programa nesta quarta-feira, 12 de dezembro, em São Paulo.

“A escolha de Campinas para a primeira etapa desse programa é um orgulho para nossa cidade e nos recoloca no cenário nacional e internacional do basquete”, disse o secretário. O programa, explica ele, tem várias etapas, e a primeira delas será em Campinas, nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro, no Clube Regatas. Dos 24 jovens selecionados em todo o País, cinco são campineiros.

“Nos últimos anos, Campinas vem resgatando seu prestígio e importância no cenário do basquete brasileiro. A Arena Concórdia, em Campinas, é frequentemente usada para treinamento da Seleção e a atual equipe campeã brasileira é o Vera Cruz, da nossa cidade. Agradeço em nome da nossa cidade pela oportunidade de começar um evento internacional em Campinas”, falou o secretário.

Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

O programa criado pela FIBA – Americas Youth Elite Camp (Acampamento de Jovens) foi denominado Youth Development Program’ (YDP). O objetivo é fazer com que os jovens participantes elevem a qualidade de suas equipes nacionais na Copa do Mundo de Basquete FIBA de 2023 e nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O treinamento será executado através de acampamentos individuais e está estruturado em três pilares: aumentar o acesso ao basquete de jovens atletas, dar mais oportunidades para que jogadores jovens desenvolvam seu jogo e criar uma plataforma com os jogadores de elite das Américas.

A fase de implementação do programa começará com os Acampamentos de Elite para meninos, em dezembro de 2018, e se estenderá durante o ano de 2019. Em 2020, terá início o Acampamento de Elite para o feminino.

Campinas será o primeiro dos vários acampamentos a serem realizados nas Américas. Futuros acampamentos estão programados para a América do Sul, América Central e Caribe, culminando com um Acampamento Regional da FIBA Américas e um Acampamento Mundial no próximo ano.

Dos cinco jovens de Campinas selecionados para participar, o mais novo tem 13 anos e o mais velho, 15, segundo o professor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Marcelo Bandieira, também técnico de basquete da Akdmia de Basquete do Regatas. Ele explicou que os jovens selecionados passarão por avaliações físicas e treinamentos técnico e tático durante os quatro dias da etapa em Campinas. As avaliações serão realizadas por técnicos brasileiros.

Para Bandiera, a escolha de Campinas é “o reconhecimento de que a cidade continua sendo um celeiro na formação de atletas, e a a prova de que vem realizando um trabalho de base no esporte”.

Imagem: Divulgação – Secretário de Esportes de Campinas, Dario Saadi afirmou que cidade volta ao cenário nacional e internacional do basquete.

Mais em: Campinas

Mais Acessadas

Início