Esportes

COPA: Campinas terá telão gigante

Por: Renato Piovesan

Campinas terá um telão gigante para transmitir as partidas da Copa do Mundo, que começa na próxima quinta-feira(14). Uma megaestrutura de 25×10 metros e quase 6 toneladas começou a ser montada ontem no Largo do Rosário, coração da cidade, onde será instalado um painel de led de mil polegadas, que equivale a quatro telas de cinema e tem altura de um prédio de quatro andares. O telão é tão grande que supera o utilizado em grandes festivais de música, como o Rock in Rio.

A iniciativa é da Prox Mídia, empresa campineira de marketing e mídia exterior que pretende entrar no Guiness Book, o livro dos recordes, com o maior painel full HD do mundo. O investimento é de R$ 1 milhão, sem recursos da Prefeitura, que apenas cedeu um espaço público para abrigar a estrutura, onde a Prox Mídia poderá explorar comercialmente para publicidade e comercialização de bebidas (água, refrigerante e cerveja) e comida (food trucks) em dias de jogos do Brasil.

O engenheiro Klaus Jürgen Wiemer é o responsável pelo projeto. “A expectativa é muito grande, porque nunca foi feito algo desta magnitude no Brasil. O público vai ficar assustado”, promete João Degrava, um dos sócios da Prox Mídia junto de Rodrigo Ribas. O telão gigante será a “cereja do bolo” da programação do “Campinas de Olho Na Copa”, organizado pela Prefeitura para fazer os campineiros se sentirem “mais próximos” da Rússia. O telão transmitirá outros jogos do Mundial, além dos da Seleção Brasileira.

A Setec, Emdec, e as secretarias de Esportes e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Segurança estão empenhadas em organizar a logística no local quando começar a Copa. Segundo o secretário de Esportes, Dário Saadi, não haverá cobrança de ingresso para o público assistir às partidas no telão. “Acredito que este painel vai trazer a oportunidade de Campinas entrar no clima da Copa, num ponto central e tradicional da cidade, e gratuito”, destaca o secretário, que também avisou que exibirá filmes gratuitamente no telão gigante.

No começo da próxima semana, todos os órgãos envolvidos se reunirão para definir a quantidade de banheiros químicos necessários, eventuais bloqueios parciais de ruas próximas em dias de jogos da seleção brasileira, além de aparato de segurança.

Outras Copas

Nas últimas Copas, Campinas já havia reservado espaços públicos para receber torcedores, mas em estruturas bem mais tímidas. Em 2014, a Prefeitura instalou um telão na Estação Cultura, que também recebeu barracas de alimentação. Já a Copa de 2010 ficou marcada pela grande festa no Centro de Convivência, que foi transformado na “Arena Brasil” com quatro telões de led, com 5×4 metros, dez vezes menores que o novo painel gigante do Largo do Rosário.

Imagem: Leandro Ferreira/AAN – Equipe técnica monta a megaestrutura no Largo do Rosário: investimento é privado e logística será de responsabilidade de órgãos da Prefeitura.

Mais em: Correio Popular

Mais Acessadas

Início