Educação

CONTAGIANTE E CONTAGIOSO

Semana da Criança no CEDIN está repleta de atrações e gostosuras.

A Semana da Criança do CEDIN já é uma da tradição da Fundação Romi. Os educadores da escola que completou sete anos em maio e firma-se, ano a ano, como um importante e inovador mecanismo de escolarização infantil em Santa Bárbara d´Oeste organizaram uma supersemana lúdica e cultural. As celebrações começaram, dia 04, quarta-feira, com a participação da criançada no espetáculo Canta Curumim – parte da programação do projeto Trilhos e Trilhas da Estação Cultural – e vai até o dia 11, quarta-feira próxima, com cama-elástica e brinquedos infláveis. Tudo isso passando por city tour com o trenzinho animado, contação teatralizada de histórias e futebol de sabão, bolo de chocolate, cachorro quente, refrigerante e brigadeiros.

“Adotamos o lema ‘contagiante e contagioso’ quando tratamos as ações promovidas no CEDIN, junto às nossas mais de 100 crianças, porque o clima é sempre de brincadeira. Transformamos aprendizagem em diversão e diversão em aprendizagem. Nesta inovadora escola infantil, o lúdico é nosso maior e melhor recurso didático, pois é através dele que nossos educadores estimulam as várias inteligências da criança permitindo que ela se envolva de forma significativa, em tudo que esta sendo realizado. Parece tão somente passatempo, mas é assim que os educadores, divertidamente, orientam e ensinam”, afirma a Coordenadora do CEDIN, Camila Bonfati Costa Jorge.

Resultado dos mais de 25 anos de sucesso do Núcleo de Educação Integrada e uma parceria entre a Fundação Romi e a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste, o CEDIN dedica-se, prioritariamente, ao atendimento de crianças de 4 a 5 anos, em situação de vulnerabilidade social, oportunizando a formação integral desses pequenos. “Transportar a criança para o universo da imaginação, criar e transformar histórias, resgatar a cultura da infância dando ênfase ao brincar, ao desenvolver da autonomia e das capacidades cognitivas, instigando situações de aprendizagem voltadas ao desenvolvimento da alfabetização básica através da aproximação com o universo infantil é a essência do Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil”, conclui Camila.

A Semana da Criança é uma semana de integração entre crianças, professores, estagiários e voluntários. Uma semana onde toda a escola, mais que nos demais dias do ano, volta-se para o “ser criança”. Todos brincam juntos. São atividades que estimulam as crianças, alimentando o universo infantil e contribuindo para sua formação. Durante a Semana da Criança, com uma agenda repleta de jogos, gincanas, brinquedos e guloseimas, os educadores estimulam a autonomia e o protagonismo da garotada. Como em todos os anos, este marco no calendário anual acontece pelo engajamento da equipe e pelo envolvimento de parceiros. Uma série de atores, em todas as etapas da criação e da execução das atividades, dentre eles, o Grupo de Mães e Amigos do CEDIN, a Gráfica e Editora Adonis e a Panificadora Bella Pane, uniram-se para proporcionar às crianças a melhor e mais divertida experiência.

Sobre o CEDIN

Fruto dos mais de 20 anos de sucesso do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil é resultado de uma parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste. Uma escola de ensino infantil, Jardim I e II, voltada para o atendimento de crianças de 4 e 5 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, e cuja metodologia de ensino própria, inspirada em Vygotsky, Piaget, Freire e na experiência da cidade italiana Reggio Emilia, empodera a criança fazendo dela protagonista de sua formação através de desafios temáticos, espaços lúdicos e ateliês de conhecimento. O CEDIN está localizada na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1554. www.fundacaoromi.org.br/cedin.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura.  Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Dentre elas está a manutenção do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Fundamental II, com atendimento integral de 300 adolescentes, e o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil, sua escola de Educação Infantil, voltada, prioritariamente, para o atendimento de mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Além disso, promove, através de seu Centro de Documentação Histórica, o projeto de Educação Patrimonial que atende mais de 8mil crianças, da rede municipal do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania, e o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Não bastasse isso, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, a Estação Cultural atende mais de 10mil pessoas através de projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir um maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Mais em: Fundação ROMI

Mais Acessadas

Início