Gastronomia

Comida di Buteco CAMPINAS chega à nona edição com 30 bares concorrendo pelo título de melhor boteco da região

Bares de Campinas, Jaguariúna e Valinhos têm de 13 de abril a 6 de maio para mostrar seu melhor no maior concurso de cozinha de raiz do Brasil.

Com temática livre (sem obrigatoriedade de ingrediente), o Comida di Buteco Campinas 2018, vem para sua nona edição com recorde de bares concorrente. Este ano serão 30 botecos disputando o título de melhor boteco da região de Campinas. O concurso acontece entre os dias 13 de abril e 6 de maio e este ano contará com botecos de Campinas, Jaguariúna e Valinhos.

“Este ano chegamos à 19ª edição do concurso, com a novidade de Florianópolis como nova cidade. Campinas também está crescendo, será a 9ª edição, com 30 participantes, sendo 10 bares novos. Por mais um ano, continuamos descobrindo novas histórias e firmes na missão de transformar vidas através da cozinha de raiz”, conta Mariana Silveira, coordenadora regionaldo CDB.

A eleição do melhor boteco terá votos do público e do corpo de jurados, que conta com gastrônomos, jornalistas e botequeiros de carteirinha. O público e júri deverão avaliar o tira gosto, a simpatia e a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas. A auditoria dos votos é feita pelo Instituto Vox Populi.

Na terceira edição e consolidado em todo o país, o concurso nacional premiará o melhor buteco do Brasil, em que os vencedores de cada cidade disputam entre si, com votos apenas de jurados convidados. Cada bar recebe um jurado da cidade e dois de outras cidades. O resultado do concurso nacional será divulgado em julho de 2018.

Campinas foi uma das cidades do interior de São Paulo escolhidas em 2010 para receber o evento graças à sua “alma botequeira”, já que a cidade tem botecos que funcionam ininterruptamente desde a década de 1940. Isso mostra que os moradores respeitam e cultuam suas raízes, assim como os habitantes dos demais municípios da região, que comprovaram a vocação para o evento visitando os botecos em Campinas. Esse movimento turístico foi sentido pelos bares participantes e comprovado pela auditoria de votos da Vox Populi nas oito edições anteriores do concurso.

A Festa de Premiação acontece no dia 21 de maio, a partir das 19 horas, no Espaço Santa Maria (Rua Ana Santina Pereira, 45 – Chácaras São Martinhos, Campinas – SP). Em Campinas, a festa é fechada para os donos de boteco, convidados e imprensa.

Lista de botecos e petiscos concorrentes:

Bar do Ari – Valinhos – (Sem Parar – Isca de tilápia a parmegiana)

Bar do Bigodi e da Tia Eli (Segredos da Jandirão – Porção de cinco salgados médios feitos de massa de abóbora Cabotiá, recheados com carne seca, queijo meia cura artesanal e ervas. Acompanha molho lambão)

Bar do Carioca (Jilópig – Costelinha de porco com jiló acebolado e purê)

Bar do Dito – Valinhos – (Lanche Turbinado – Lanche de rosbife, queijo provolone, presunto, ovo, bacon, azeitona preta, rúcula e tomate seco)

Bar do Fumagally (Senhor Costela -Lanche de costela, rúcula, tomate e queijo prato com patê de ervas)

Bar do Rafa (Porpeta da Mama – Bolinho de carne moída (patinho) frito, recheada com queijo, presunto e calabresa, com molho a bolonhesa)

Bar e Mercearia do Saulo (PodeComerQuiÉBom – Bolinho de feijoada incrementado empanado na carne seca, acompanhado com molho especial da casa)

Bar dos Gringos (Bananes et ecrevettes frites – Banana frita com camarão)

Bar e Boteco dos Artistas (Pastel Tudo Dentro -Pastel recheado com carne moída, mussarela, presunto, tomate, ovo, bacon e catupiry)

Bar e Mercearia Lumen Christ (Falamansa – Espetinhos de língua empanado, acompanhado com 2 tipos de molho de pimenta)

Bar Preste Atenção (Dom Pedro – Pão francês, lombo desfiado, aliche, gorgonzola, cebolete, provolone, queijo prato, tomate e azeitona preta)

Boteco do Pezão (Joelho do Pezão – Joelho defumado com cebola e azeitonas chilenas acompanha uma geleia de pimenta feita com maçã)

Botequim da Estação –Jaguariúna – (Pastelzinho da Estação – Porção de 6 mini pasteis com recheio de costela com mandioca temperado a moda Botequim e vinagrete especial)

Botequim da Zepha (Buraco do Porco – Baguete recheada com cubos de pernil temperado a moda da casa, com requeijão, azeitona preta, vinagrete, mussarela, molho especial, pimenta americana (sem ardume), coberto com crispy de torresmo)

Buteco Rancho Vô Joaquim (Mineirica Uai!- Carne de lata (carne de porco cozida e conservada na gordura), pimenta cambuci recheada com massa de linguiça com provolone, torresmo pururuca – servido com cachaça mineira e geleia de pimenta)

Casa Bonin (Passarinho Desossado Crocante – Frango inteiro desossado cortado em pedaços médios e empanado, acompanhado de molho especial)

Casa Du e Du (Vaca louca – Porção de costela bovina desfiada com calabresa, azeitonas verdes, alcaparras, cebola roxa, rúcula picada, coberta com queijo coalho ralado. Acompanha pão)

Cesário’s Bar (Formosinha de Luxo – 03 coxinhas recheadas: costelinha com molho barbecue; linguiça com champignon e tomate seco; palmito com cream cheese e manjericão. Acompanha maionese de hortelã)

Cultura de Bar (Rojão – Espeto de carne recheado com queijo, coberto com bacon, salpicado com farinha especial e servido com vinagrete)

Dona Flor (Bolinho Caiçara – Bolinho de arroz arbóreo com camarão)

Eskina Bar (Filé do Barão – Mignon em cubos com palmito ao molho branco do Eskina acompanhado de baguetinha em rodelas temperadas do chef)

Espaço In Bar Petiscaria (P.R.E.T.E.N.S.I.O.S.O – Dadinhos de moqueca)

Estação Barão (Trem Bão – Mini pão francês recheado de ragu de costela com queijo gratinado)

Estação Bonfim (Berinjelas Divinas – Mini berinjelas de shitake com 4 queijos)

Flor do Minho (Italianinho à Portuguesa – Lanche de polpetone à moda com mussarela, rúcula, tomate seco e cebolas grelhadas ao shoyu, acompanhado de vinagrete apimentado e maionese de rúcula)

O Botequim do Beto (Rainha da Sucata – Bolinhas de arroz com linguiça. Acompanha dois molhos: peito de frango com pimenta vermelha e creme de alho)

Possante Bar (Delícia de Cabidela – Croquete de cabidela recheado com mussarela)

Quintal do Bosque (Porquinho da Casa – Panceta crocante e alho assado no sal grosso)

Quiosque da Horta (Chico Bento – Mini charutos de repolho com recheio de linguiça, quinoa e legumes, com tempero especial da casa)

Rei do Joelho (Pato do Rei – Porção de pato cozido com alecrim servido com batatas e purê de maçã)

Imagem: Divulgação

Mais em: Comida di ButecoD&D Assessoria de Comunicação

 

Mais Acessadas

Início