Exposição

CAMPINAS: Região central da cidade é tema de exposição na Casa de Vidro

A relação das pessoas com a pulsante região central da cidade, registrada pelo fotógrafo Oliveira França, pode ser conferida na mostra “Projeto Envelope Amarelo”, que será aberta na Casa de Vidro, localizada no Lago do Café, nesta quarta, 7 de novembro, às 19h. A visitação, com entrada GRATUITA, ficará em cartaz até 2 de dezembro.

A exposição reúne 40 imagens e busca trazer as opiniões sobre os aspectos positivos e negativos do Centro de Campinas. “O objetivo é demonstrar que a convivência entre diferentes proporciona uma vida mais cidadã, com mais tolerância, respeito e senso de comunidade”, afirma o fotógrafo.

A exposição faz parte do “Projeto Envelope Amarelo”, contemplado pelo edital do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas). Além da exposição, o projeto envolve uma oficina.

O projeto

Entre os meses de junho e setembro deste ano, alguns envelopes de cor amarela foram deixados sobre esculturas, muros e construções, bancos, praças e outros locais da região central de Campinas. Cada um dos envelopes, distribuídos aleatoriamente, continha instruções e meios de contato para agendar uma entrevista e sessão de fotos.

Depois de 365 envelopes, o objetivo de conseguir 20 pessoas para o projeto foi finalmente alcançado. “As pessoas que aceitaram participar deram informações pessoais e apontaram os principais defeitos e qualidades da região central da cidade, em sua opinião, principalmente no que diz respeito às relações humanas”, destaca Oliveira França.

Os retratos de cada participante, assim como detalhes de suas vidas e parte de seus pensamentos integram a mostra. “Dessa forma, o visitante da exposição poderá visualizar e refletir sobre a dinâmica social do centro da cidade”, conclui.

Oficina de Fotografia

A Oficina de Fotografia do Projeto Envelope Amarelo, realizada na Estação Cultura nos dias 20 e 21 de outubro, permitiu aos inscritos uma rápida introdução sobre a história da fotografia e algumas técnicas fotográficas. Também proporcionou a oportunidade de envolvimento no projeto a partir da criação de fotografias, com o objetivo de divulgar a exposição, durante uma caminhada fotográfica promovida na região central da cidade.

A oficina disponibilizou 20 vagas e contou com cerca de 40 inscritos.

O fotógrafo

Oliveira França é formado em Sociologia pela Unicamp e faz cobertura independente de manifestações e protestos de rua desde 2010. Também atua como fotógrafo de eventos culturais e como arte educador em fotografia.

Em sua carreira, destacam-se, entre outros, os trabalhos fotográficos “Manifestação Fotográfica”, com imagens sobre as manifestações de protesto de junho/julho de 2013 em Campinas – em parceria com o fotógrafo Rodrigo Marques; o concurso “Fim do Mundo / Fim dos Clics”, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas e os concursos nacionais de fotografia da ONG SOS Ação Mulher e Família.

Serviço

Exposição Projeto Envelope Amarelo

Vernissage: 7 de novembro de 2018, a partir das 19h.

Quando: 7 de novembro a 2 de dezembro.

Horário de visitação: segunda a sexta das 9h às 17h

Visitação para grupos e no período noturno devem ser agendadas pelo e-mail: museudacidade@campinas.sp.gov.br

Local: Casa de Vidro (Lago do Café. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145. Parque Taquaral. Campinas).

Entrada GRATUITA.

Imagem: Divulgação

Mais em: Campinas

Mais Acessadas

Início